Tome cuidado com alimentos que podem prejudicar os ossos. Café, álcool e sal são alguns dos inimigos. E você sabe por quê?
CAFÉ
Aumenta a eliminação do cálcio pela urina. Numa dieta equilibrada, não é o maior vilão. Mas é preciso estar atento para não cometer exageros!
REFRIGERANTES
Também são fonte de cafeínas e, além disso, o fósforo nas fórmulas interfere na absorção de cálcio. Já o gás, o famoso vilão, não causa danos comprovados ao corpo!
SAL
Grandes quantidades de sal geralmente estão associadas a doenças. O sal, presente nos alimentos em várias versões, colabora para a eliminação de cálcio por meio da urina e do suor. A recomendação diária é não ultrapassar 2.300 mg.
ÁLCOOL
O exagero no consumo de bebidas alcoólicas colabora para o desgaste dos ossos e ainda predispõe a quedas, principalmente na terceira idade.
PROTEÍNA (em grande quantidade)
O bom funcionamento do organismo depende de uma ingestão equilibrada de proteínas. Exagerar na quantidade altera o pH do corpo, tornando-o mais ácido, o que pode levá-lo a perdas ósseas. A quantidade diária de proteínas ingeridas pelos homens deve ser de 56g e pelas mulheres de 46g, para manter o equilíbrio!