Sabe por que você consegue se sentar em uma cadeira sem cair ou se desequilibrar? Isso acontece devido a uma função chamada propriocepção. Ou seja, é a capacidade que as pessoas têm de se orientar no espaço. Ela permite a percepção da extensão e direção dos movimentos, assim como a sensação de peso.
Oliver Sacks, renomado neurologista britânico, classificou este fator como um “sexto-sentido” para mostrar a importância da habilidade no dia a dia. Sem tal aptidão, você não seria capaz de correr, saltar ou mesmo chutar uma bola.
Como funciona esta competência?
Os receptores do sistema nervoso, chamados mecanoceptores, estão presentes nos ligamentos, cápsulas, tendões e músculos. Eles são os responsáveis por gerar uma resposta motora apropriada.
Com ela, você pode evitar contusões!
Cássio Trevizane, especialista em medicina esportiva e ortopedista no Hospital das Clínicas, em São Paulo, explica que a propriocepção dá informações extras para garantir que o corpo faça movimentos mais seguros e exatos. Assim, a pessoa corre menos risco de se machucar.
Lesões musculares e entorses são geralmente causadas por movimentos incorretos e melhorar sua propriocepção pode evitar esses riscos.
Dicas para melhorar a propriocepção
- Faça exercícios de equilíbrio (com ou sem ajuda de aparelhos). Uma sugestão é andar na slackline.
- Outra atividade indicada é a resistência manual. Este é um método no qual se utiliza a resistência oferecida por um parceiro de treino ou mesmo pelo personal trainer.
- Você também pode fazer alongamentos para melhorar a propriocepção.
Com essas dicas você pode aperfeiçoar sua capacidade de orientação espacial, evitar possíveis lesões musculares nas pernas, braços e ombros e, como consequência, seu desempenho em atividades esportivas também irá melhorar.