A perda do contato articular devido a separação de dois ossos na cartilagem é chamada de Luxação. Isso ocorre quando alguma força intensa descola alguns ossos do ombro, ocasionando lesões no tecidos e até nos ligamentos. Em pacientes com mais de 40 anos é perigoso que os tendões do manguito rotador acabem lesados, o que torna essa luxação mais grave.
Isso geralmente ocorre após um trauma, para que seja possível a articulação se deslocar. Quando ocorrer é extremamente necessário um atendimento médico para não causar lesões adicionais, assim como radiografias específicas.
Complicações
O grande problema da luxação ocorre quando não se busca um auxílio médico cedo. Fazendo com que o ombro permaneça luxado por muito tempo, o que pode gerar maiores complicações. Entre os mais agravantes, os mais comuns são:
Luxação Recidivante: Após a primeira lesão, outras podem ocorrer com mais facilidade. Em algumas enquanto praticam um esporte, em atividades simples diárias e em outra até mesmo dormindo.
Lesões ósseas: Agravam a instabilidade e o quadro clínico, são fraturas ou impacções no ossos, que ocorrem tanta em novas luxações como na primeira.
Lesões neurológicas: Fraqueza e diminuição da sensibilidade de alguns músculos podem ocorrer devido a lesões no nervo axilar ou no nervo musculocutâneo.
Artrose: O desenvolvimento de artroses pode ser facilitado com a recorrência de luxações.
Tratamento
Após o deslocamento o objetivo principal é colocar o ombro no lugar, ação que deve ser feita apenas por um médico e somente depois de realizada uma avaliação clínica e radiográfica. Durante o processo, analgésicos, infiltrações ou mesmo anestesias podem ser realizadas para que a dor diminua.
O paciente deve utilizar tipóia por um tempo, de acordo com a gravidade da luxação adquirida.