Uma das estruturas mais complexas do corpo humano são os ombros. Que possibilitam uma ampla gama de movimentos, dos mais simples aos mais complexos, trazendo inúmeros benefícios para o nosso deslocamento.
Entretanto, essa estrutura é sensível a lesões, que uma vez cometidas, dificilmente são reversíveis. Mesmo que não haja perda de funcionalidade ou comprometimento com a movimentação, uma lesão no ombro dificilmente será curada totalmente, pois é a parte do corpo que usamos para realizar quase todos os nossos exercícios físicos e do dia a dia.
Por isso a importância de se prevenir lesões nessas articulações. Confira algumas dicas!
Seja cauteloso. Uma das principais causas das lesões no ombro é a sobrecarga, seja em longos ou curtos períodos. Mulheres costumam andar sempre com bolsas pesadas, o que prejudica totalmente a musculatura. O ideal é usar uma bolsa que divida o peso entre os dois ombros, aliviando um pouco a sobrecarga de um lado só.
Alongue. Exercícios de alongamento que favoreçam a amplitude do movimento e fortaleçam a musculatura são essenciais. Entretanto, movimentos muito repetitivos com o braço acima da linha do horizonte por muito tempo podem ser prejudiciais. Para trabalhar bem a musculatura da escápula e melhorar a postura é indicado que se puxe o ombro para trás, para cima e para baixo, segurando-os um pouco nessas posições antes de soltá-los.
Se movimente. Para quem fica sentado por muito tempo em uma mesma posição, o ideal é mudar de posição. Ficar com os braços levantados, mesmo que apoiados no espaldar da poltrona ou nos ombros de outra pessoa por tempo prolongado pode machucar o tendão. Assim como manter os braços caídos e os ombros arcados.