Especialista do ombro em Curitiba | Cirurgia do ombro em curitiba

413340-5500 – Avenida Vicente Machado, 2439 – Seminário

O peso da volta às aulas

Com a volta às aulas, é importante estar atento ao peso das mochilas das crianças e adolescentes. O peso pode causar lesões que se não tratadas, podem virar doenças crônicas.

 Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Cincinnati Children’s Hospital, 23% das crianças que deram entrada no pronto socorro do hospital tinham reclamações de dores causadas pelo uso inadequado da mochila. As lesões vinham tanto da coluna como do ombro.

 E não é apenas o fato de levar a mochila no ombro que é o problema, no momento de erguer ou retirar também é preciso ter cuidado quando o peso é grande. Comparando com mochilas laterais, a mochila tradicional é melhor por dividir o peso pelos músculos e abdômen. Porém, ela pode causar diversos outros problemas se estiver com o peso acima do recomendado.

 Dores musculares, ferimentos abrasivos e complicações para a coluna são alguns dos problemas que o mal uso da mochila pode ocasionar. Além de afetar as articulações e interferir no desenvolvimento das crianças. O ideal é o peso não passar de 10% do total corporal da criança.

ollyy/ShutterStock

ollyy/ShutterStock

 

Mochila de rodinhas

Diferente do que muitos pais pensam, o uso da mochila com rodinhas tem o mesmo risco que uma mochila tradicional, quando esta é puxada de maneira inadequada. A altura da alça e o peso deve ser proporcional ao da criança, exatamente da mesma maneira que uma mochila de costas normal.

 Por isso os pais devem estar atentos, principalmente para possíveis reclamações dos pequenos. Já que não existe uma solução para o problema, apenas uma prevenção. Como por exemplo, observar se o que está na mochila vai realmente ser usado naquele dia.  Se a criança reclamar de algum tipo de dor, é importante levá-la ao médico especialista para uma melhor avaliação.

 

 

os-cinco-mais

Responsável técnico – Dr. Mikael Borges – CRM 17113

logo_explay