Viajar é preciso e cuidar da saúde dos ombros e da coluna também. Essas partes sensíveis do nosso corpo merecem atenção. Por isso, pense bem ao escolher a mochila ideal para o seu passeio. O peso em excesso pode causar dor muscular e nas articulações.
Escolha uma mochila que possua protetor de ombro e acolchoado nas costas, para que não haja desconforto com objetos pontiagudos. Opte sempre pelas que têm duas alças para não sobrecarregar apenas um ombro. Além disso, a alça deve ser anatômica e regulável.
O peso da mochila não deve ser maior que 10% do seu peso corporal. Caso contrário, compre malas com rodinhas para não prejudicar a coluna. Prefira mochilas com poucos bolsos para não cair na tentação de carregar mais objetos do que o necessário e aumentar ainda mais o peso.
Roteiro pronto, passagens compradas e… é hora de arrumar a mala! Os objetos pesados como os sapatos precisam ficar embaixo e os leves em cima. Dessa forma, o peso da mochila fica concentrado na parte debaixo, onde as alças são presas ao quadril. Assim, facilita o equilíbrio e alivia o peso dos ombros.
Feito isso, pese e vista a mochila. Caminhe com ela para saber se está bem encaixada nas costas e quadril. A parte superior da mochila deve ser mais estreita que seus ombros e não pode ultrapassar a altura da sua cabeça. Por fim, não carregue-a na parte da frente do corpo para que você se movimente fácil e não desgaste a coluna.
Cuide da saúde:
- Flexione os joelhos ao levantar a mochila.
- Levante-a com os dois braços.
- Distribua bem o peso ajustando as alças dos ombros, peitoral e barrigueira para não sobrecarregar somente uma região.