A média das pessoas que frequentam academia nas capitais brasileiras é de 15%. Com idade entre 20 e 45 anos, praticando pelo menos uma vez por semana. O número pode ser pequeno, mas as lesões que esses exercícios geralmente desenvolvem nos ombros, joelhos e na região lombar podem ser prejudiciais.
MAS, POR QUE OS OMBROS SÃO LESIONADOS?
Existem diversas causas, mas as mais comuns são:
- Excesso de carga
- Alongamento e aquecimento insuficientes
- Treinamento excessivo
- Postura e técnica ruins
- Ausência de período regenerativo entre os treinos
- Repetição dos mesmos treinos
Algumas lesões, em consequência dessas causas se tornaram comuns entre os praticantes, são elas:
OMBRO DO HALTEROFILISTA
O Ombro do Halterofilista é causado a partir de exercícios para ombro e peito, causando uma sobrecarga na escápula. A força é então transmitida para a articulação acromioclavicular (entre a clavícula e a escápula). Uma irritação e desgaste da cartilagem da clavícula pode ser observada com a repetição dos exercícios com uma técnica inadequada. Situação que mais tarde, poderá causar uma artrite. O tratamento é simples: correção dos exercícios e medicação. Eventualmente é necessária a intervenção cirúrgica, mas nesses casos o problema se desenvolveu por muito tempo sem nenhum tipo de tratamento.
SÍNDROME DO IMPACTO OU ROTURA DO MANGUITO ROTADOR
A Síndrome do impacto pode vir do acúmulo de ações ao longo dos anos ou de um intenso trauma durante o levantamento de pesos. Novamente os exercícios de peito e ombro podem recrutar pequenos músculos da parte interna do ombro, o manguito rotador, que são suscetíveis a irritação e progressivamente evoluem para rotura. Para saber se você está com o problema, erga o braço acima da altura da altura da cabeça e perceba se você sente alguma dor. Bem como a perda de força para realizar atividades pode ser um sintoma dessa síndrome.
LUXAÇÃO DO OMBRO (DESLOCAMENTO DO OMBRO)
Já a Luxação do ombro geralmente ocorre a partir do supino inclinado, no momento de retornar com a barra no suporte, normalmente com excesso de carga. Assim como no exercício voador, também quando se utiliza excesso de carga. Nesses casos, o ombro se desloca (sai do lugar) e rapidamente volta. Mas nesse meio tempo, causa uma dor intensa que permanece por uns 10 dias. Essa lesão leva normalmente a uma rotura do ligamento e causa luxações. O tratamento cirúrgico se faz necessário frequentemente nestes casos.
É interessante observar que a grande maioria das lesões são ocasionadas a partir de excessos praticados com os exercícios. Excesso de peso e de repetições podem levar a maiores problemas. Por isso, é importante saber o limite individual de cada um.