Existe uma estimativa de que 50% dos jogadores de tênis vão sentir, em algum momento da vida, uma dor na lateral do cotovelo e no ombro. Que se apresenta muito maior em iniciantes e amadores em relação a profissionais, pois o erro na técnica do movimento é a principal causa dessa inflamação.
No tênis, o golpe “backhand” é o que causa maior sobrecarga na região e, para uma realização segura desse movimento é necessário que o corpo todo esteja atuando no golpe e não somente o braço! Com por exemplo, a sustentação do corpo com as pernas, a contração do abdômen e o alinhamento das costas, para que assim o braço tenha pontos de apoio estáveis para realizar o movimento adequadamente.
É chamado de “epicôndilo lateral” a consequência dessas ações, uma proeminência óssea no cotovelo que abriga a inserção dos músculos que fazem a extensão do punho e a supinação do antebraço. Entretanto, embora essa a Epicontilite seja chamada de “cotovelo de tenista”, apenas 10% da população com isso são realmente jogadores de tênis.
A prevalência desse problema na sociedade é a realização de movimentos repetitivos com o punho e antebraço sem uma estabilidade do tronco e do ombro, principalmente.
Tratamento
Inicialmente é necessário realizar medidas antiinflamatórias, gelo e laser, por exemplo. Depois disso, corrigir o erro no movimento repetitivo. Cada caso é muito particular, por isso é necessário uma consulta com um especialista para que ele possa avaliar quais os próximos passos. O importante é que na fase na recuperação os movimentos repetitivos sejam evitados.