No verão os consultórios ortopédicos ficam cheios! E você sabe por quê?
É no verão que os esportes como natação, surf, voleibol e frescobol são mais praticados pelos turistas e moradores das cidades litorâneas.
Em consequência disso, as lesões nos ombros são mais frequentes nesta época! Principalmente por aqueles que passam o ano inteiro sem praticar nenhuma atividade física e quando chegam à praia, abusam da capacidade do corpo.
Ainda que pareçam inofensivas, as atividades de verão podem comprometer as estruturas do ombro compostas de tendões e ligamentos que estabilizam e movimentam esta região.
A falta de preparo físico e o exagero dessas atividades criam inflamações e processos degenerativos, além da possibilidade de lesões mais graves, como fraturas e luxações.
Assim como a musculação exagerada, realizada muitas vezes para ter o corpo “sarado” a todo custo, inclusive sem orientação física.
Para evitar esse tipo de lesão no membro superior, tente seguir algumas dicas:
Inicie o aquecimento com corrida, bicicleta ou caminhada com duração média de 5 a 10 minutos.
Cada grupo muscular da região do ombro e cotovelo deve ser alongado, respeitando seus limites articulares, de 30 a 45 segundos.
Com cinco repetições de cada movimento, movimente ativamente as articulações em todas as direções.
Simule gestos esportivos, como saque, braçada e arremesso de duas a quatro repetições, sem impacto ou cargas exageradas!
Depois disso é só aproveitar o verão!