O ombro possui um conjunto de quatro músculos, chamados de Manguito Rotador. Esse conjunto é importante para os movimentos do ombro, permitindo a realização de diversas tarefas. Quando há intensa dor nessas ações, é, geralmente, conseqüência da rotura deste tendão.
Sintomas
No geral, são bem parecidos com os da Síndrome do Impacto. Mas também diminuem a força no ombro fraturado. A dor se inicia na região lateral do ombro e pode chegar até o pescoço, fazendo com que atividades como secar ou cabelo ou pendurar roupa, que elevem os músculos, piorem a dor.
A causa dessa Rotura vem de quedas ou traumatismos, em pacientes jovens ou de meia idade. Mas a grande maioria dos problemas é causado por degeneração e uso repetido, que causam enfraquecimento do tendão e rotura.
Tratamento
Quando há uma rotura total no tendão, ele não conseguirá cicatrizar sozinho e será necessário uma cirurgia. Entretanto, quando a rotura é parcial, não é necessário. É preciso avaliar cada caso para ver se é preciso imobilizar o membro ou realizar exercícios com ele.