Diferente do que muitas pessoas pensam, a postura errada também pode trazer consequências para a saúde dos ombros.
As queixas de dores comuns relacionadas a esse problema são aquelas que passam do ombro para o braço e as mãos, independente da idade do paciente. Mas, principalmente em pessoas que usam muito o computador ou fazem tarefas diárias de casa, como varrer o chão e lavar louça.
Dores desse tipo devem sempre ser avaliadas por um médico, pois o seu agravamento pode levar a consequências mais sérias e perigosas, como limitações graves e mais difíceis de tratar.
BOA POSTURA
A dica é manter sempre a boa postura, principalmente, diante de computadores e ao andar. Dessa maneira, evita-se muitos problemas que poderiam levar a diminuição da força e limitações de movimentos.
* Ande sempre ereto, olhando acima do horizonte.
* Quando sentar em assentos mais altos e firmes, não cruze as pernas e mantenha as costas retas na posição vertical.
*Na hora de dormir, deite-se de lado com as pernas encolhidas. O travesseiro não pode ser tão alto ou macio que desvie a linha da coluna de sua curvatura normal.
TRATAMENTO
Identificando os problemas posturais é necessário uma mudança de hábito, para que ao procurar um médico especialista ele possa procurar os grupos musculares envolvidos e já encaminhar para o trabalho fisioterápico, se for necessário.
ESPORTE
Qualquer movimento realizado de modo incorreto provoca dores e lesões nos atletas. Praticamente em todos os esportes é possível sentir dores nos ombros, tendo mais frequêncianos movimentos de arremesso e a movimentação ativa das mãos acima do nível do ombro, como por exemplo, vôlei, natação, beisebol e tênis.
As dores no ombro ligadas a postura se relacionam com a realização de movimentos em posição errada. É comum sentir dor no movimento de arremesso, quando é realizada uma sequência de movimentos com o tórax e com o membro superior. Estes dois devem mover-se coordenadamente e não ficar mais à frente que o ombro, pois o movimento ideal para o ombro é feito no plano da escápula.