Especialista do ombro em Curitiba | Cirurgia do ombro em curitiba

413340-5500 – Avenida Vicente Machado, 2439 – Seminário

A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO

Antes e depois das atividades físicas é necessário alongar o corpo. O alongamento aumenta e mantêm a flexibilidade dos músculos, fazendo com que eles fiquem preparados e aquecidos para as próximas atividades. Depois do exercício, eles eliminam as tensões, relaxando os músculos que estavam o tempo todo em movimento.

Para as pessoas que correm, nadam, andam de bicicleta ou outras atividades desgastantes, é muito importante ter o hábito de alongar o corpo no início. Pois são essas atividades que promovem tensões e inflexibilidade. Além disso, os alongamentos ajudam a evitar lesões, distensões e inflamações.

O alongamento para iniciantes pode ser um pouco mais complicado, devido ao músculo não estar acostumado com o movimento, gera uma dificuldade e dor durante os exercícios. Mas, depois de certo tempo, com certa regularidade, os movimentos se tornam fáceis e até gostosos.

Andresr/ShutterStock

Andresr/ShutterStock

 

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO

- Relaxamento

- Redução de tensões musculares

- Benefícios para a coordenação – os movimentos se tornam mais fáceis e leves

- Prevenção de lesões

- Facilita atividades de desgaste (corrida, natação, ciclismo, tênis)

- Aumento do arco de maleabilidade

- Ativa a circulação

- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais

 Os alongamentos podem ser realizados sempre. No trabalho, no carro ou assistindo TV. Começar com um de manhã, antes de começar a dia, relaxa e tranquiliza a mente para seguir com as tarefas diárias. Assim como alongar o corpo antes de dormir, alivia as tensões acumuladas durante o dia.

 

Robert Kneschke/ShutterStock

Robert Kneschke/ShutterStock

 

OS OMBROS

Os ombros sofrem com o peso do que se carrega durante o dia. Tanto fisicamente como psicologicamente. Por isso, uma dica é alongá-los sempre que um incomodo estiver presente. E para isso, siga esses dois passos:

1º: Sente-se com a postura ereta, o tronco erguido e as pernas cruzadas. Estenda os braços para os lados e para fora.

2º: Cruze o braço direito sobre o peito. Pressione a parte da frente do braço esquerdo contra o peito. Fique nessa posição por 30 a 60 segundos, depois relaxe o corpo. Repita o movimento com o braço esquerdo.

É simples!

Escolha sempre um lugar confortável para realizar o alongamento e permaneça em cada posição de 10 a 30 segundos. Mantendo a respiração de forma lenta e controlada.

E o mais importante é manter uma regularidade. Bem como realizar essa atividade com calma e sem tensionamento, respeitando a estrutura muscular de cada corpo, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

os-cinco-mais

Responsável técnico – Dr. Mikael Borges – CRM 17113

logo_explay